Mônica – Coord Ação Educacional

by

 

NOme:Mônica Vieira Navarrette

Função: Coord. Ação Educacional

1- Como você descreve o projeto do Navegantes da Notícia?

Vejo o projeto como uma ação de efetivo despertamento do adolescente para o seu papel na comunidade escolar e local. E para tal, antes de compreender o outro, faz-se necessário refletir sobre si mesmo – deste importante ponto partiu o projeto. Progrediu, a seguir, para o coletivo – para o “nós”: a busca pela constituição e fortalecimento das redes sociais… “juntos somos mais fortes”. Quem somos, o que queremos e como alcançar nossas metas. Em resposta trouxe a comunicação, a revisão dos valores e atitudes e o respeito pelo meio ambiente.

2- Que tipo de mudança você pôde observar nos adolescentes que participam?

Confiança. Informação. Motivação. Capacitação. Questionamento. Coerência nos argumentos. Envolvimento com questões sociais. Desejo de avançar. Amadureciemento.

Acompanhamos adolescentes descobrindo seus potenciais e comunidades reconhecendo o potencial dos nossos adolescentes.

3- Qual é a importância deste projeto para a escola?

Navegantes da Notícia trouxe “provocações” à rotina escolar. Exigiu a busca da conciliação da aprendizagem formal (escolarizada) com a não-formal.

Em alguns momentos, exigiu respostas para questões reais de como lidar com “alunos” que passariam a questionar seus direitos e, ao mesmo tempo, incentivá-los a exercer os seus deveres. Sem dúvidas, promoveu o envolvimento dos vários atores (gestores, educadores, alunos, pais) para além da sala de aula num abraço com a comunidade local, regado pela vitalidade dos nossos adolescentes e pela seriedade do projeto.

4- Qual a importância deste projeto para a comunidade?

Os resultados do projeto na comunidade ainda não alcançaram sua plenitude. (Que bom! Se finalizado estivesse, impediria o caminhar…)

Vimos o início de um mover, como já mencionei, o despertamento jovem. Para o futuro próximo, queremos produtos regulares, como um jornal mensal, vinhetas exibidas antes da programação do CEU e outros meios e linguagens de comunicação. Para tanto, nossos jovens comunicadores serão editores, repórteres, colunistas, cronistas… e nossa comunidade será sucursal, parceira, mensagem, estrela e debate.

5- Qual sua opinião sobre a participação de crianças adolescentes na comunidade?

As crianças e adolescentes no Cantinho do Céu aprendem, com a vida, a serem independentes muito precocemente. A presença do adulto no acompanhamento da infância e da adolescência, devido às condições sócio-econômicas locais, é restrita e muitas vezes pouco qualificada. Crianças e adolescentes assumem cedo responsabilidades, mas não são preparadas ou estimuladas para pensar sobre seus direitos e deveres. Muitas vezes são atropeladas pelo sentimento de conformismo à realidade e à falta de sonhos dos “já crescidos”.

6- Na sua opinião, qual atividade do Navegantes que teve maior impacto? Por quê?

O multirão da represa.

A importância desta atividade está nas ações futuras que gerará entre os seus participantes. Envolve repensar hábitos e valores. Necessita de ação coletiva. Considera a realidade local. Inclui questão global.

7- Que tipo de parceria é possível entre adultos e adolescentes para mobilizar a comunidade do Cantinho do Céu?

Diálogo. Falar de igual para igual. Considerar diferentes pontos de vista e somar formas e caminhos para agir. Incluir adolescentes nas discussões da comunidade (associações, conselho gestor, projetos culturais). Dividir responsabilidades e garantir apoio e continuidade nos projetos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: