Iago

by

Perguntas para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do
Projeto:Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

O Adolescente Iago
1- O que você entende por Edu comunicação? Como você aprende aqui?

Discutindo conversando, fotografando, dessas formas.
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

Na aula de português algumas palavras eu falava errado, hoje eu já falo certo

3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

É o que eu mais gosto de aprender
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Eu me acho importante, sou uma das pessoas importante
5- Que momento você  achou mais importante aqui na oficina?

6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidade?
Eu não tava
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

Aprendi que esse céu é grande para caramba,  conheci uma quadra que não sabia que existia e outros lugares, lixo, esgoto a céu aberto, problemas de saneamento básico.
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:

Eu não tava.
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

Fazendo projeto, Fan zine, jornal Mural

10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Para conscientizar o povo, faço parte do grupo violência domestica, eu fiz uma letra musica, pegamos vídeo do youtube, eu aprendi  mais por que antes eu não sabi ao que era;
11- O que você entende por participação na comunidade?

Para mim participar é fazer parte, tipo, não é ficar brincando, é fazer parte das coisas é ir lá e fazer.
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Tudo, não teve uma coisa chata, eu gostei muito…(pensativo) foi de saber que a violência domestica dar para ser combatida, fiquei feliz em saber que posso ajudar nisso.

14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Quase o tempo todo, quase sempre
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Expor fusca

Aniversario do CEU

16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

Percussão na comunidade e todos eventos
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

Entulhos acabaria com os lugares que são untulhos, por que poderia ser uma quadra de lazer

18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

Pais- antes eles nem sabia o que eu era depois ele passaram mais a se interessar comigo, eu também não falava, era meio calado, agora falo muito .
irmãos- eu sou tenho uma irmã, antes a gente só brigava, olha um para cara  do outro e já começava a brigar, hoje é mais calma, hoje vivo mas momentos juntos com ela, isso foi importante passamos a nos conhecer mais.


escola

com os professores-  com alguns, tinha professor que achava que eu era uma coisa que eu não era, o professor de geografia achava que eu era calado, não fazia as coisas,depois do navegantes passei a falar.
com os outros colegas-  não, nos sempre tivemos uma boa amizade
com –
o conteúdo das aulas-  não

com
a leitura- mudou muito, antes eu lia a mesma linha tres vezes e hoje eu jpa consigo fazer uma leitura bem
com
a escrita- não, ta do mesmo jeito

participação (grêmio, etc)-

ñão, eu ia participar, depois e desisti.

o
bairro

as lideranças comunitárias-

Antes eu conhecia alguns, falava com eles só oi, hoje eu converso mais, hoje é diferente, converso sobre os problemas do bairro, se tem alguma coisa para resolver vai lá e resolver.

com você
com seu futuro – eu quero ser alguém na vida, quero melhorar…

Navegantes  Futuro-
com  você defende seus direitos-Quando algumas pessoas começam a zoar  assim, eu nem preciso me defender as pessoas me defendem, mas eu conheço mesmo direitos
confiança/ auto- estima- Sim, mudou, antes eu tinha medo de enfrentar as coisas da vida, hoje eu não tenho mais.

a mídia
interesse por notícias e outras informações-Sim, antes eu não vi noticia nenhuma, hoje eu sou ponto de informação.
usar ferramentas como foto, vídeo, internet- Antes eu não sabia nada

Deixe uma resposta

