Nona

by

Perguntas
para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do
Projeto:Mudando sua Escola, Mudando
sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

A adolescente: Nona
1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

É uma coisa interessante e educativa e comunicativa, vídeos, texto, dinâmica, conversa
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

Na escrita

3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

Sem a comunicação a gente não é nada, dependemos da comunicação para tudo.
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Reconhecimento-
5- Que momento você  achou mais importante aqui na oficina?

O Mutirão e o mapeamento

6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidade?

Foi bem interessante discutir com os colegas por a gente ter a mesma idade, foi pouco difícil, mas foi muito especial
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

Aprendi a ver a comunidade com outros olhos.

Conheci  a Igreja, centro espírita, eu vi como tem  pessoas que se interessa pela comunidade e cuida.

Os problemas o saneamento básico muito precário.
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:
Ajudei a divulgas, fiz textos, fanzine, mobilizei a comunidade
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

Com a escola-  boca a boca, o jornal Mural tambem

Com a Comunidade – Fanzine e carro de som
10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Estamos fazendo mais pela trabalhar a relação do Cuidado…é importante pensar e construir uma relação melhor com mundo

Cuidado com eu

Cuidado com outro e cuidado com a comunidade o Mundo
11- O que você entende por participação na comunidade?

Eu entendo que a gente tem que participar de muitas coisas que faz parte da nossa vida.
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Enquadramento de câmera e mexer com coisas tecnológicas
14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Na escola, na Discussão Jovem…no dia dia com os colegas eu sempre converso o que fazemos na oficina
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Aniversario do CEU

Expor Fusca

Fora os outros eventos que não lembro
16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

Gremio e o Conselho escolar
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

Sem duvida as droga, a violência…

Eu acho que o navegantes pode contribuir fazendo um trabalho de sensibilização com a galera.
18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

Pais- sem duvida, a comunicação, a forma de me expressa
irmãos-

a
escola

com os professores-  eu agora sou reconhecida pelo meu trabalho no grupo, na escola e na comunidade
com os outros colegas- passei a ser mais respeitada e procurada para conversar
com
o conteúdo das aulas- Passei a prestar mais atenção ser mais atenta.
com
a leitura- Sim, eu presto muito mais atenção a pontuação, meu vocabulário melhorou
com
a escrita- acho que alguns erros.
participação
(grêmio, etc)- O grêmio é uma coisa que estamos organizando e pensando.

o
bairro

as lideranças comunitárias- eu comecei a conhecer a conversar com as pessoas realmente que estão atuando isso foi importante
propostas de melhoria da comunidades

com você
com seu futuro – eu sempre tive a idéia de trabalhar na área de comunicação com a oportunidade que tive no Navegantes da Noticia agora é uma faculdade de jornalismo.

Navegantes Futuro- Precisamos muito mobilizar  para continuar a caminhar
com  você defende seus direitos- eu começo com uma conversa, se não dar a gente vai para parte mais judicial e política da historia.
confiança/
auto- estima- Fiquei mais confiante, acredito mais em mim

a
mídia

interesse por notícias e outras informações-

A  interpretação, eu fico muito mais atenta, para as propagandas enganosas…e converso muito com minha família sobre as programações
usar ferramentas como foto, vídeo, internet- mudou, acho que não era muito boa nisso, e acabei melhorando mais.

Deixe uma resposta

