Juliana Araujo

by

Perguntas para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do
Projeto:Mudando sua Escola, Mudando
sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

“Ah, mudou bastante coisas, Nossa, minha timidez sumiu, hoje consigo o me expressar melhor, não tenho medo de falar o que penso NE escola..mudou tudo para o melhor.”

A adolescentes: Juliana Araujo

1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

É pensar a comunicação com um olhar mais atento, eu aprendi, fazendo leitura de textos, assistindo vídeos, analisando fotografias, fazendo entrevistas, fazendo textos, fazendo dinâmicas…
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

Português- estou escrevendo melhor, na hora de apresentar trabalhos sou mais criativa, teve uma vez que fiz ate um teatro, foi bem divertido e todos participaram, pq na escola é assim, na hora de fazer trabalho nem sempre todos participam.

3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

È importante para o trabalho e para vida
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Como ajudante, ajudando com ações, conversando com moradores, saber os problemas para buscar melhorar
5- Que momento você  achou mais importante aqui na oficina?

O mapeamento, por que a gente conheceu melhor a nossa comunidade e a partir daí foi possível pensar ações na comunidade
6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidad

No começo foi bem difícil, ai depois nas próximas oficinas ficamos mais atentos, os colegas gostaram, mas precisamos melhorar o jeito de fazer para uma proxima
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

Mais sobre os problemas… por que alem de detectar os problemas buscamos entender por que ele existia.

Saneamento básico precário, alguns problemas com trasporte
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:

No começo fiquei com vergonha, eu participei dando idéia, eu fui ao Vento em Popa, conversamos fomos buscar ajuda do Vento em Popa já que eles haviam realizando um mutirão.
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

Através das ações que agente fez, o mutirão, o mapeamento, conversando, com Jornal Mural
10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Para alertar as pessoas.

Tive pouca, mas meu grupo organizou a Discussão Jovem com todos os alunos da 7 e 8 serie, apresentamos uma peça teatral sobre pichação.

11- O que você entende por participação na comunidade?

È alerta a comunidade e mostrar que eles podem ter voz, podem mudar…acho que esse é o nosso papel e essa é minha participação
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Fazer Fanzine

14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Sala de aula
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

As apresentações culturais que teve no cantinho do céu
16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

GA
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

A questão do lixo e os asfaltos, a do lixo já estamos fazendo sensibilização.

A do asfalto é preciso sentar conversar com os moradores para pensar alguma ação para conversar prefeitura.
18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

Pais- eu acho que eu consigo falar com eles, o que eu não conseguia antes, isso é importante para mim.
irmãos , a mesma coisas.

a
escola

eu perdi a timidez, melhorei minhas notas em algumas matérias
com
os professores- mudou, eu tenho mais afinidade hoje com os professores, me comunico melhor com eles.
com
os outros colegas-Não
com
o conteúdo das aulas- Sim, melhorou bastante
com
a leitura- também  melhor
com
a escrita- também, eu escrevo bem melhor, eu consigo hoje elaborar textos melhor.
participação (grêmio, etc)- Sim,estou envolvida recentemente, ainda estou me achando dentro do grêmio.

o
bairro

as lideranças comunitárias- hoje eu conheço, converso muito, encontro na rua e ficamos conversando e pensando ações, atividades.
propostas de melhoria da comunidades

com você
seu futuro – quero trabalhar  na área de comunicação e quero continuar  no navegantes passar para frente o que  aprendi para outras pessoas e não deixar acabar.
com  você defende seus direitos- conversando
auto- estima- agora eu consigo fazer as coisas que eu quero, eu não tenho mais medo, tenho mais confiança mesmo em mim.

a
mídia

interesse por notícias e outras informações- antes eu nem ligava para as informações do mundo, hoje busco ficar por dentro, ler, conversar e entender o que ta acontecendo de verdade
usar ferramentas como foto, vídeo, internet- .eu sempre gostei de mexer nos equipamentos, mas agora melhorou pois aprendi muito.

Deixe uma resposta

