Jonathas Carvalho

by

Projeto: Mudando sua Escola, Mudando
sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

“Eu vim participar para não ficar na sala e por que vários amigos meus foram também participar do primeiro momento, mas depois comecei a gostar e estou ate hoje no grupo.

Hoje consigo falar com pessoas de nível maior sem me sentir mal, consigo me comunicar com todo mundo, crianças, lideranças comunitárias, quem precisar.

Espero muito que continuemos como grupo jornalista do Cantinho do Céu e que a gente seja mais conhecido pela comunidade.”
O adolescentes: Jonathas

1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

Aprendi que é comunicação as diversas formas de comunicação, como me comunicar melhor e me relacionar com mundo, através das dinâmicas, conversas, brincadeiras.
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

No momento das apresentações dos trabalhos, em sala de aula e nas discussões de sala de aula sobre assuntos que a gente conversa no grupo também.
3- Qual é importância da comunicação em sua vida?

Acho que é parte de tudo sem a comunicação a gente não chega a lugar nenhum
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Comunicador do bairro, orientador para ver as dificuldades que o bairro tem, mobilizar, e chamar o povo para resposansa e tentar mudar junto com os moradores
5- Que momento você  achou mais importante aqui na oficina?

Agora ate agora foi o mutirão
6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidade?

Foi boa, teve alguns probleminhas, conseguimos passar o que a gente sabe a turma entendeu o que a gente passou, a gente viu como é difícil pensar uma forma de passar o que a gente sabe. Mas valeu!
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

É muito difícil ver todos os problemas que a comunidade tem, depois  decidir as prioridade, pois são muitos,tudo é prioridade nem a gente nem os moradores sabe o que é mais urgente.

A turma do Imagem…

Fazer com que as pessoas da comunidade entendam o objetivo do nosso trabalho
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:
Foi mais mobilizar as pessoas e organizações do bairro, conversamos com pessoa do Vento em Popa que já haviam feito mutirão para aprender e trocar conhecimento e fazer o nosso. A minha experiência foi bem legal, pois conversei com varias pessoas que já haviam organizando mutirão antes no Gaivotas, isso foi muito importante, para cuidados básicos para o dia da nossa ação. Também fiquei responsável com dialogo no posto de saúde, onde informei a todos os agentes de saúde, expliquei sobre nossa ação para quando eles fossem nas casa, eles divulgasse também, foram super parceiros nosso.
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

Boca boca, fanzine, jornal mural, blog
10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Estamos tentando ajudar a resolver os problemas do bairro, são muitos, estamos nos dedicando a 6 frentes, na escola e na comunidade, estamos conversando muito… é difícil pensar um forma de envolver as pessoas, os nossos colegas, não é fácil.

Todo mundo acha legal, mas na hora de colocar a mão na massa, são poucos que chegam. O meu Grupo é Relação Funcionarios e Estudantes, um cultura de Paz, tenho conversando com tia da limpeza, com a Monica da Gestão com os colegas, todos falam que a relação não é tão respeitosa, mas na hora que pergunto o que poderíamos fazer, todo mundo fala deixar para lá ou não sei…estamos tentando encontrar ainda o como fazer isso.

11- O que você entende por participação na comunidade?

E você sentir parte dela, então você vai querer ajudar…

Não é só morar na comunidade, vai alem disso.
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Mexer nos equipamentos e conversar com pessoas superior
14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Na escola, sempre…

Sempre dar para ligar os assunto da escola, os professores sempre pergunta e pede para a gente falar para sala sobre os assuntos que conversamos no curso, eles sempre gostam da nossa participação.
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Muitos, não vou lembrar
16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

GA

Grupo de Dança

Conselho Escolar
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

Bastante coisas, agente ta tendo mobilizar para fazer alguma coisa para amanhã ver o resultado que não só ficou no papel

Sim, se a gente não consegui fazer agora, quem vai fazer?

Tem que ser o navegantes mesmo, que tem nele a comunidade a escola e nos adolescentes.
18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

Sim,
irmãos

a
escola

sim, estou no conselho Escolar Escolar- fui convidado
com
os professores- eles conversam mais com a gente  e os diretores também, eles conversam diversos assuntos
com
os outros colegas- eu já falo muito com  turma não teve muita mudança
com
o conteúdo das aulas- melhor, pq a gente conversa diversos assuntos no curso
com
a leitura-sim, bastante, eu não gostava de ler agora me interesso mais em pegar um livro para ler
com
a escrita-tambem
participação
(grêmio, etc)- Eu estou envolvido na organização do grêmio, sou diretor do Esporte, junto com Pamela, Iago

o
bairro

as
lideranças comunitárias- mudou bastante, sempre quando a gente se encontra conversamos sobre a comunidade, antes eu nem conhecia
propostas de melhoria da comunidades

com você
com seu futuro – trabalhar bastante, terminar meus estudos
com  você defende seus direitos- falando o que eu penso respeitando o outro.

confiança/
auto- estima- eu sempre estou buscando coisas novas para mim, conheço mais o meu potencial.

a
mídia

interesse por notícias e outras informações- antes eu odiava ler jornal hoje eu sempre leio.
usar ferramentas como foto, vídeo, internet- . mudou, antes eu não fazia foto, nem vídeos, quando fazia foto era muito sem noção, hoje vejo a importância do  registrar.

Deixe um comentário

