Pamela Spocratti

by

Perguntas
para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do

Projeto:
Mudando sua Escola, Mudando
sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

Ah, Mudou bastante coisas pois agora tudo dou minha opinião, me apresento para saberem que a jovem comunicadora tem atitude e opinião. Aprendi muito nesse meio tempo, muita coisa que nunca pensaria em aprender,tanto em falar melhor,expressar minha opinião, quanto nas experiencias vividas e aprendidas. Está sendo muito importante esse período de aprendizagem, é um coisa muito importante para mim e acredito que para todos tudo melhor, ate minha mãe gracas a Deus está me apoiando e me dando força para continuar, pois ela está vendo quanto me esforço e gosto. Ela é mãe amiga e demais! Minha segunda força.
A adolescente: Pamela Spocratti de Queiroz
1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

Uma maneira de pensar a comunicação na educação- Usamos varias vias de aprendizagens, dinâmicas,bate papos e as ferramentas de comunicação
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

Respeitar cada um da sala de aula-antes eu respeitava por que tinha que respeitar e não por que eu as entendia, o jeito delas.

Depois do curso passei a me colocar nos lugares das pessoas, principalmente os professores, passei a ter mais cuidado e respeito.

3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

. A comunicação mudou muita coisa na minha vida, agora eu sei, todo lugar a minha opinião é bem vinda, isso faz eu me sentir a vontade, as experiências aqui na comunidade e no grupo deixou isso mais visível como é importante me comunicar e expressar minhas ideias.
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Sou uma Via de comunicação para as pessoas e ajudo junto com os moradores nos problemas que precisa, buscando soluções.
5- Que momento você  achou mais importante aqui na oficina?

A saída do Ludy, por que mesmo distante ele tenta ta de uma maneira o outra ajudando e dando força para continuar
6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidade?

Foi uma experiência que deu para tirar bastante duvidas e pensar no que fazemos…

Começamos uma dinâmica polemizando algumas questões e batendo papo com os colegas.

Seria importante a gente dar continuidade, isso foi muito importante, os professores gostaram da nossa oficina, os nossos colegas também, por que foi divertido, mas conversamos sobre coisas serias.
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

aprendi tudo que eu não sabia sobre o cantinho do céu e a extensão dele…o problema dos esgotos, que são jogados na repressa

9- atrves de debates jovens, oficinas, pequenos projetos dentro da oficina, atuando junto com GA- Fanzine,jornal mural,fotografias,
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:
A gente se dividiu em grupo, para conhecer os lugares de foco de lixo e escolhemos onde atuar.

Com o comercio buscamos parceria para estrutura do dia. Entrevistei as pessoas e conversei com vários moradores.
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

Dando opiniões na escola, fazendo a diferença puxando um grêmio
10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?
estamos forçando no respeito um com o outro e o cuidado- isso é importante pois sem respeito não há como construir uma sociedade melhor. Estou participando do grupo acidentes domésticos.
11- O que você entende por participação na comunidade?

participar de tudo que acontece na comunidade para encontrar soluções para melhorar a comunidade
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

A corre atrás dos meus sonhos
14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Ações comunitárias, sarau e outros que não lembro

16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

Balaio cultural foi convidada pelo Tim que faz parte do Imargem e o grupo de jovens da igreja

17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

Sem problemas e assim com é importante para os moradores seja para saudável para população
18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

Pais- relação com minha mãe, ela passou a acreditar mais em mim e dar mais força no que faço.
Irmãos- meus irmãos são pequenos, antes nao era tão paciente, hoje estou mais calma

a
escola

com
os professores- tem professor que acredita na gente conversa é bom.
com
os outros colegas-eu aprendi a conversar com os colegas melhor e respeitar a opinião de cada
com
o conteúdo das aulas

mudou, agora eu estou mais atenta com que faço na escola.
com a leitura- sim, estou lendo mais, leio assuntos diversos, noticiário, antes eu lia mais pouco.
com
a escrita mudou, meu vocabulário e referencias ampliou
participação
(grêmio, etc)- Estimulou muito, estou puxando um grupo,montando um estatuto para concorre ao grêmio.

Eu

Auto estima-mudei, hoje eu tenho muito animo, tudo que refere a comunicação que me cutuica, eu me mexo para fazer, hoje me sinto motivada a participar a dar opinião,por que sinto que as pessoas me escuta.

Futuro– eu me vejo um grande mulher, dando aula para crianças, um grupo enorme.

Estudando e trabalhando, e construindo algo que motive as pessoas.

Eu gosto muito de comunicação, mas criei uma paixão muito grande.

Como você defende seus direitos-todo ser humanos  tem direitos e deveres, eu leio e sei o  meus direitos.

Comunidade– antes eu não via a comunidade, eu ia e vinha para escola nem percebia a comunidade, agora eu vejo, percebo e sinto os seus problemas, alem de ver busco uma solução.

Futuro Navegantes– quero fazer um projeto para mutiplicar o que aprendi com as criancas de 8 as 12 anos aqui no ceu navegantes e enviar PAC espero mobilizar mais gente para isso dar certo.

Deixe uma resposta

