Bianca Merces

by

Perguntas para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do
Projeto:
Mudando sua Escola, Mudando
sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

A adolescente: Bianca sprocatti das Merces

Bom eu mudei com muita coisa tipo ha maneira de ser

Com as minhas amigas minha mãe e muitas pessoas

Bom, aprendi muitas coisas diferentes gostei de fazer o teatro com os meus amigos
1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

ah, não sei! Conversando com outras pessoas, saindo para conhecer a comunidade e fazer sensibilização com os moradores
2- Você pode contar
uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

A me comunicar com as pessoas de outra forma, sem ignorância e desrespeito e a participar mais das aulas

3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

Por que aprendi as e  conhecer pessoas novas e através da conversa com outro aprender mais, sobre via e o mundo.
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

ajudante da comunidade
5- Que momento você  achou mais importante aqui na oficina?

O dia do Festival do Meio e do Dia do Discussão jovem que apresentamos que construímos uma peça de teatro
6- Conte sobre o dia em
que você deram a oficina de sexualidade?
Eu nao participei
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

Eu conheci mais o cantinho do céu, Problemas que as crianças não podem brincar na quadra, por que jovem usam drogas lá.
8- Descreva qual foi
sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:
Ajudei a  pensar o projeto, discuti sobre o dia da nossa ação, pensamos o lugares, o caminho.
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

rodas de conversas, atraves fanzine, jornal mural,reunião
10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Eu estava ausente, por que precisei trabalhar na floricultura da minha mãe, porem estou voltando e me integrando à campanha

11- O que você entende por participação na comunidade?

É importante ajudar o próximo e ajudar a nos próprio.
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Fazer o jornal Mural, construir peça teatral
14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Na escola, na sala de aula em especial, em casa conversando com minha familia e com o pessoal da comunidade

.
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Mutirão
16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

Grupo de jovem da igreja
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?
18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

Pais- a forma deu agir com meus pais, hoje eu sou mais calma e compressiva, antes eu era muito agitada.
irmãos- Paramos de brigar,antes eu nao conrdava com q minha irma falava, nao tinha paciencia, agora a gente conversa, é tudo mais clamo

a
escola

com
os professores- Mudou,eu agora pergunto quando não entendo o assunto, antes eu não perguntava por que tinha vergonha, agora eu converso mais com eles.
com
os outros colegas- Mudou, fiz mais amizades verdadeiras sem falsidade.
com
o conteúdo das aulas- sim, hoje eu entendo mais
com
a leitura – mudou muito, hoje eu leio mais, livros de romance, de terror.
com
a escrita- também mudou, antes eu não escrevia nada com nada, agora eu escrevo.
participação
(grêmio, etc)- Estou, o nosso grupo junto professor de historia,estamos pensando o estatuto e como vamos mobilizar esse grêmio na escola.

o
bairro

Comunidade- antes eu via os problemas e não falava nada, hoje é diferente, vejo me incomoda e converso com as pessoas, algumas vezes trago para o grupo
as lideranças comunitárias- conheço e converso

com você

Auto Estima- Mudou, muitas coisas, antes eu nao tinha vontade de fazer nada, ficava no canto. Hoje converso, brinco

Futuro- eu pretendo ser arquiteta, estudar e dar o melhor para minha família e para mim também.

Futuro Navegantes- trazer mais pessoas e continuar essa historia juntos socializamos o que aprendemos.
com seu futuro – Quem sabe uma jornalista!rsrsrsr
com  você defende seus direitos- ainda não me apropriei dos meus direitos para defender, mas conheço, não precisei usar ainda, mas já ajudei outros adoelscentes e crianças.
confiança/
auto- estima- eu confio e acredito em mim, claro

Deixe um comentário

