Weslley Silva

by

Perguntas para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do
Projeto:Mudando sua Escola, Mudando
sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

O adolescentes: Weslley Silva
Ele não escreveu-
1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

Eu aprendi um pouco, que é o olhar de forma que questione a  informação que a gente recebe. Quando conversamos sobre os textos, sobre os programas de televisão, sobre as coisas da comunidade e da nossa vida.
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

Eu não conseguia me expressar bem, agora sim! Sempre fui violento, fui parar ate no conselho tutelar porque bati no professor.

Na escrita  me ajudou muito, minha letra é feia e erro muito, mas como você(Elis) sempre falou que escrevo bem e que tenho idéias legais e que eu devia escrever mais sem ligar para os erros… Hoje minha professora de português me elogia.

3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

Eu não sei como explicar, mas as pessoas me ver de uma forma diferente hoje.
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Um mensageiro da comunidade, o meu papel é informar as pessoas do que acontece por aqui, para ajudar e melhor a comunidade.
5- Que momento você achou mais importante aqui na oficina?

O dia que o Carlos, fez uma dinâmica, quer era para pensar uma coisa para próximo fazer e ai no final quem pensou, foi quem teve que fazer. Foi boa essa reflexão naquele dia.

6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidade?

Não lembro muito, não participei desse dia.
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

Conheci novas ruas, que eu nem sabia que existia, conheci artistas da comunidade, o Balaio Cultural e muitos moradores. Os problemas foram muitos, o que chamou atenção foi à sujeira na rua.
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:

Pensamos o mutirão, passamos muito tempo organizando, pensando como fazer, dividimos as tarefas, nem todos cumpriram, mas aconteceu… No dia, entrevistei vários moradores e peguei lixo.
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

Jornalzinho, boca boca com os alunos, exposição de Fotografia e Jornal Mural
10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Por que Informar as pessoas como viver melhor- O meu grupo é sobre bulling na verdade, ainda não fizemos muita coisa, alem de estudar o tema, escrever, entrevista colegas que sofre preconceitos e conversar com colegas que são agressivos na escola.
11- O que você entende por participação na comunidade?

È ta junto, lado a lado, atento aos problemas e buscar ajudar sempre que possível…com suas idéias.
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Conviver com um grupo, onde muita gente é diferente um dos outros, aprender a respeitar e entender cada um do jeito que cada um é…
14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Fan zine, eu ensinei para minha irmã
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Evento do EJA- Educação de Jovens e Adultos

Domigueira

Expo Fusca
16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

Percursão- Bloco da Comunidade
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

Tenha mais segurança, Sim fazendo denuncias, organizando evento com a comunidade para conversar.
18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua família: Minha mãe gosta que eu participe do projeto, pois hoje tenho mais calma, converso,
irmãos: mudou por que antes eu batia na minha irmã, hoje não faço mais isso.

a escola:
com  os professores: Mudou com a professora de português por que ela passou a elogiar mesmo textos e minhas participações.
com os outros colegas: Eu brigo menos na escola, sou mais calmo
com
o conteúdo das aulas- não
com a leitura-sim,mesmo não gostando de ler
com a escrita- 100%
participação (grêmio, etc)

o
bairro

as lideranças comunitárias- eles me procuram para conversar e me escuta, pergunta o que acho ds problemas da comunidade.
propostas de melhoria da comunidades

com
você

com seu futuro: Não sei o que quero fazer, mas sei que o grupo ajudou a me relacionar melhor com as pessoas, isso pode me ajudar mais no futuro, minha mãe acha que devo fazer Educação Física, mas não sei…
Com como você defende seus direitos: Não sei, Ah! Sei que existe o Estatuto da criança e do Deficiente, mas não gosto de ler, então peço ajuda a quem conhece.
confiança/
auto- estima:Eu não acreditava em mim antes, não conseguia imaginar nem com uma caderno na mão, hoje, eu escrevo, converso, participo me sinto capaz.
a
mídia

interesse
por notícias e outras informações

Sim, assisto jornal com Mãe ela fica surpresa, ate discuto os assuntos que passa
usar
ferramntas como foto, vídeo, internet

Sim!

Deixe uma resposta

