Gabriela Mambelli

by

Perguntas para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do
Projeto:Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

A adolescente: Gabriela Mambelli

“O que mudou na minha vida, foi que eu tive mais participação e igualdade dentro do meu coração, a minha vida mudou um pouco, passei a ter gosto pela vida e ver ela de um jeito diferente. Tive mais amigos que ajudaram a me mudar.”
1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

Educação comunicativa, comunicação educativa

Fazendo jornal mural, fanzine, aprendendo a se comunicar melhor com outras pessoas.
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

Não lembro

3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

Meu pai é muito comunicativo, com ele eu já aprendi muito, mas aqui me ajudou muito a me comunicar respeitando o jeito de ser das pessoas, antes tinha pessoas que não me comunicava agora eu falo.
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Acho que o meu papel na comunidade é me comunicar mais, mostrar meu trabalho na comunidade e informar o que nela acontece aos moradores.
5- Que momento você  achou mais importante aqui na oficina?

O Mutirão, por que a gente poder na pratica ajudar a comunidade,
6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidade?
Eu não participei, mas vejo todo mundo falando desse dia, que foi legal e precisávamos fazer mais.
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontrou?

Conheci melhor a comunidade, Áreas de lazer, “campinho” e onde alguns colegas meu morava.

Os problemas que encontrou, as casas para cair e buracos nas ruas.
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:

Nessa época eu era colaboradora, pois estudava no mesmo horário do curso, mas participei do mutirão, organizando a alimentação para o dia e conversei com os moradores sobre a ação.
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

O Jornal Mural, Fanzine, andando na rua e batendo nas casas para conversar Boca boca, com carro de som

10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Para ajudar os moradores, eu participo do grupo Acidentes Domestico, já entrevistei uma menina que queimou a perna com óleo de cozinha e estamos preparando um jornazinho para distribuir na escola e comunidade de como evitar acidentes domésticos.
11- O que você entende por participação na comunidade?

Melhorar a comunidade com projetos  e muita conversa com os moradores.
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Aprendi entrevistar as pessoas sem ficar com vergonha, antes eu não tinha coragem de fazer isso nem me pagando.srsrsrsr
14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Quando eu me comunico com as pessoas, em casa, na rua, no colégio.

Afinal tenho que falar o que faço aqui, já que é legal.
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Força Jovem – evento sobre drogas para jovens
16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

As coisas da Associação
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

O saneamento básico, convidando o presidentes comunidade, para ir à subprefeitura.
18- Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

Com a minha família não mudou nada, pois minha família super participa do grupo e das ações que o Navegantes desenvolvem na comunidade.
irmãos

a
escola

com
os professores- Não sei
com
os outros colegas- Mas assunto para conversar
com
o conteúdo das aulas-eu sempre participei mais, acho!
com a leitura- não gosto de ler
com a escrita- não gosto de escrever
participação (grêmio, etc)- Estimulou muito, estou puxando um grupo,montando um estatuto para concorre ao grêmio. Tendo que ler, conversar com muita gente para  escrever o estatuto e entender essas coisas de grêmio, dar muito trabalho.

o bairro
as lideranças comunitárias- conheço mais pessoas e sou  mais conhecida
propostas de melhoria da comunidades

com você
com seu futuro – Quem sabe uma jornalista!rsrsrsr
com  você defende seus direitos- ainda não me apropriei dos meus direitos para defender, mas conheço, não precisei usar ainda, mas já ajudei outros adolescentes e crianças.
confiança/
auto- estima- eu confio e acredito em mim, claro

a
mídia

interesse por notícias e outras informações-

de vez enquanto eu assisto o jornal, na, antes eu não queria nem saber, hoje já assisto.
usar ferramentas como foto, vídeo, internet- Não, participei das oficinas.

Deixe um comentário

