Dayara

by

Perguntas para os adolescentes do Cantinho do Céu para a Sistematização do
Projeto:
Mudando sua Escola, Mudando
sua Comunidade, Melhorando o Mundo!

Adolescentes: Dayara Cordeiro da Silva

“Eu sou a Dayara, mais conhecida como Day, desde que cheguei no grupo Navegantes da Noticia, eu aprendi a me comunicar melhor, com a minha família e com a comunidade, aprendi a expor melhor minha idéias. Quando eu cheguei no grupo eu era muito tímida, mas agora estou bem menos tímida.

Eu também aprendi a mexer muito nos aparelhos de comunicação, antes eu não sabia pouco, agora eu sei bem mais.

Eu não queria que este grupo acabasse porque eu acredito que este grupo tem futuro eu quero que ele continue minha família dar maior apoio para que eu continue participando do grupo.

Pois tudo que estou aprendendo hoje, eu tenho certeza que vai me ajudar futuramente e profissionalmente, eu gosto muito de vim todas as terças e quintas feiras.”
1- O que você entende por educomunicação? Como você aprende aqui?

É pensar a comunicação com algo para educar… Acho que é isso! è?

No grupo aprendi a me comunicar  melhor e expressar minhas idéias
2- Você pode contar uma situação em que a oficina te ajudou nas aulas da escola?

Escrever, a professora de português elogia e na leitura.
3- Qual é a importância da comunicação em sua vida?

È importante a gente se comunicar, para expressar nossas idéias, debater… (pensando) para não receber a informação prontas e ter-la como certinha.
4- Como você enxerga hoje seu papel na comunidade?

Ajudante da comunidade,
5- Que momento você achou mais importante aqui na oficina?

O mutirão
6- Conte sobre o dia em que você deram a oficina de sexualidade?

Foi legal,o grupo planejou, tivemos a idéia de fazer nas nossas salas a oficina, no dia não foi como imaginamos, tivemos algumas dificuldades, mas alguns colegas nosso ajudaram e participaram… Acho que poderíamos ter feito mais oficinas em geral, não só de sexualidade, mas de todos os temas que aprendemos aqui no grupo, Ex: Meio Ambiente, Eca, Diversidade, Fanzine, fotografia, jornal Mural.
7- O que você aprendeu com o mapeamento da comunidade? Que lugares conheceu? Que problemas encontraram?

Aprendi a não jogar lixo nas ruas, aprendi a respeitar o espaço do próximo, conheci diversas pessoas, que desenvolve atividades na comunidade, fiquei surpresa com tanto lixo que encontrei na rua.
8- Descreva qual foi sua participação e do seu grupo na organização do mutirão:

Eu mobilizei a comunidade e as lideranças, ajudei a divulgar, ajudei a entrevista e recolher o lixo, hoje estou responsável pelo grupo de Meio Ambiente, de pensar ações na escola e na comunidade, já estamos junto com a Gestão e o Sylvio pensando uma ação para 18 de junho
9- De que forma o Navegantes da Notícia se comunica com a escola e a comunidade? Que produtos vocês fazem?

A gente se comunica com a escola através do boca boca, fanzine, jornal mural, reuniões.
10- Por que vocês estão fazendo a campanha? Qual é sua participação?

Para aprender e sensibilizar as pessoas sobre o tema cuidado, que é um tema importante para todo mundo, pois assim vamos melhor à comunidade e o contato com próximo.

Estou responsável pelo grupo de Meio Ambiente, estamos pensando eventos na escola e na comunidade
11- O que você entende por participação na comunidade?

È ver o que a comunidade precisa, tentar ajudar, melhor, ver o que falta, ver o que  já tem e melhorar, o que é bom para comunidade…tudo isso!
13- O que você aprendeu de mais legal no projeto?

Achei muito legal, aprendi a mexer nos equipamentos do curso, maquina fotográfica, filmadora, gravador…

O Direito da Criança e do adolescente para pensar também nossas ações e ajudar mais na comunidade.
14- Em que momentos (sem ser nas oficinas) você usa os conhecimentos do Navegantes da Notícia?

Eu acho que os temas de meio ambiente, grafitte e pichação eu conversei com muitos colegas, na escola e na comunidade
15- De que eventos da comunidade você fez cobertura?

Momentos Culturais na Comunidade

Aniversario do CEU
16- Qual atividades da comunidade você começou a participar desde que entrou para o Navegantes?

O Grupo de Teatro
17- O que você espera ver transformado no lugar onde mora? Como o Navegantes pode contribuir com seu sonho?

O saneamento Básico, não sei se o grupo tem como ajudar denunciando, fazendo baixa assinando, participando dos fóruns junto com GA
18-Conte como mudou (caso tenha mudado…) sua relação antes e depois
de entrar no projeto com:

sua
família

pais- Mudou, eu converso mais com minha mãe, falo com ela o que acho que ta certo o que acho que não ta certo.

Alguma coisa que eu quero para mim ou para os meus irmãos.

A conversa acontece com respeito mesmo quando a gente discorda.

Antes a gente conversava pouco, tudo antes eu concordava com ela,mesmo quando eu não achava que tava certo.
irmãos- Um pouco, o meu jeito de me relacionar, antes eu era muito mandona, por isso brigava muito. Hoje a gente conversa e pensa junto como fazer as coisas, então é bem mais fácil.

a  escola
com
os professores –  Nada

com os outros colegas- Mudou, todas as minhas idéias eu falo com meus colegas, os nossos trabalhos da escola tem sido mais criativo, animados e dinâmicos.
com o conteúdo das aulas – Eu participo  mais
com a leitura- Mudou,Acho que estou melhor
com a escrita-Melhor também, conforme eu melhora minha leitura, minha escrita também melhora.
participação
(grêmio, etc)

Sim, estou envolvida na organização, pensando conjuntamente com outros alunos da escola e com os professores

o
bairro

as
lideranças comunitárias: Todos me conhecem e me ver como uma pessoa disposta a ajudar o bairro, a comunidade.
propostas
de melhoria da comunidades

com
você

com seu futuro: eu passei a pensar um pouco mais!

Ai! Eu quero fazer tantas coisas,rsrsrs quero pensar em algo que eu possa ajudar o lugar onde eu vou morar e viver, isso  para mim é importante.
com
como você defende seus direitos: Buscando informação, conversando com as pessoas.
confiança/
auto- estima: Mudou, eu antes eu era muito parada tímida, hoje eu sou agitada, converso com todo mundo, todo mundo me conhece, conheci muita gente depois.

a mídia
interesse
por notícias e outras informações

Mudou, passei assistir e a ler mais jornal, buscar as informações
usar ferramntas como foto, vídeo, internet- Eu aprendi bastante.

Deixe uma resposta

