24 de março – Barra Funda

by

Atividades

Discussão sobre Jornal Mural : nome, formato, seções, funções e importância

Leitura do texto da revista Viração “O Barato do JM”

Meta das educadoras

Encaminhar o Jornal Mural, já inserindo os conteúdos programáticos nas seções

Como foi a participação

Os jovens mostraram as pesquisas que realizaram em casa a respeito do Jornal Mural, formato, seções, peridicidade. Após a discussão, fechamos algumas das seções do Jornal, com “Esportes”, “Mundo Adolescente”, “Escola”.

Na seção Esportes a primeira matéria será dedicada ao Sesc Barra Funda e os jovens Bahia e Gabriel ficaram responsáveis. Na seção Escola, a primeira matéria será um entrevista feita com os funcionários da escola de como foi a volta as aulas e como estão sendo esses primeiros meses na escola. Na seção Mundo Adolescente, Bruna ficou responsável em fazer uma matéria sobre direito a identidade, que fala sobre perfis dos jovens. Gulherme e Constanza, ambos também da seção Mundo Adolescente pensaram em fazer uma matéria sobre comportamento e outra sobre atividades culturais no bairro. Indio e Uriel decidiram escrever sobre drogas, nesse momento os jovens compartilharam com o grupo que já tiveram problemas com algumas drogas como maconha, lança perfume e ecstasy. Os outros jovens os escutaram e também revelaram problemas íntimos e familiares como alcoolismo e violência doméstica. A educadora os ouviu, e prometeu aos jovens trazer mais material referente a essas temáticas.

Após o intervalo os jovens leram o texto da Revista Viração “O barato do Jornal Mural” e discutiram sobre a importância, as funções e os encaminhamentos para a primeira edição do jornal mural da Escola Canuto do Val. Para casa, os jovens ficaram responsáveis em trazerem no próximo encontro material como ilustrações, recortes, textos, livros, pesquisa sobre o tema que cada um escolheu.

Observação

Foi muito rico o momento no qual Indio e Uriel compartilharam o problema das drogas com o grupo, todos ouviram com muita atenção, fizeram perguntas e os respeitaram pela coragem, tanto que abriu espaço para outros jovens também relatarem seus problemas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: