Dia 10 Março- Primeiro dia na Barra Funda

by

Atividades

Apresentação

Dinâmica da identidade

Filme Diversidade

Bate papo sobre filme

Brincadeira sobre a nossa historia

Escuta de três historias

Construção dos acordos de convivência

Brincadeira dos elogios

Avaliação da atividade e da brincadeira.

Meta das educadoras

Apresentar o projeto

Pauta a temática diversidade para dar inicio a discussão de Direitos Humanos

Estimular o grupo a pesquisar sua origem sua cultura.

Integração do grupo

Perceber as qualidades do outro

Construir com o grupo os acordos para uma boa convivência do grupo

Como foi a participação

A educadora Elis explicou a dinâmica da identidade, que cada um iria tirar um papel que tinha uma identidade escrita, e você teria que se colocar na situação da identidade e falar dos preconceitos que essa sofre na sociedade, seja através de uma musica, através de uma poesia, desenho,entrevistam, colagem ou mesmo um texto. Isto para próxima aula, e cada um pegou a sua, a principio teve adolescentes que não aceitaram a sua identidade por preconceito ou por que não conhecia.

As educadoras orientou que cada um ficasse com sua e pesquisasse, se não conhecesse seria uma excelente oportunidade para conhecer e quem estava com preconceito seria legal que refletisse na semana  o por que.

Ao final da conversa foi passado o filme da mala democrática sobre diversidade.

O grupo assistiu e se iniciou uma grande bate papo sobre o que incomodou ver no vídeo, dois adolescentes chamaram atenção do casal gay, educadora Vanessa provocou e perguntou o por que vieram com fundamentos religiosos. O debate foi esquentou e entrou na discussão de gênero. Uma das adolescentes falou que seria legal que a gente tratasse as pessoas como a gente gostaria de ser tratada (as), a educadora Elis chamou atenção para isso. Perguntou o que o grupo achava disso.

Como não daria tempo de fazer todas as discussão a educadora Elis iniciou uma atividade em circulo onde foram feitas três perguntas, a cada pergunta que eles e elas sabiam a resposta davam um passo para dentro do circulo.

A primeira, quem conhece a historia  do seu nome e do seu nascimento

Segunda, quem conhece a historias de seus pais, de onde eles vieram, como se conheceram

Terceira, a origem e historia dos avôs.

Ao final três estavam no centro da roda, solicitei que as três contassem para o grupo sua historia.

Quando eles (elas) contaram o grupo viu a diversidade das famílias, negros, italianos, japonês, índios. Enquanto um dos educadores contava sua historia um dos adolescentes falou: “ele é filho do mundo!.”

È isso somos filhos da Diversidade do que o grupo é formando e conhecer nossa historia ajuda a gente a se respeitar mais e dar mais valor a nossa raça, aos povos e a diversidade que é nossa sociedade pois somos composta por ela, somos fragmentos de tudo isso.

Ao final da escuta, o grupo iniciou a construção dos acordos de convivência.

Colar aqui.

Para finalizar a educadora Elis realizou a dinâmica do carteiro, com diferença que em vez de falar eu sou o carteiro vim trazer cartas para quem ta de sapatos, e todos de sapatos se levantas e mudam de lugar. O que mudou foi que a pessoa tinha que escolher alguém e dizer por que a participação dela e para  importante para o grupo e falar uma qualidade, quem achasse que também tinha a qualidade mudava de lugar. Foi divertida e aprendemos aqui também.quando todos foram elogiados terminamos a brincadeira e iniciamos uma avaliação do dia e da brincadeira.

“Foi muito bom, na sala de aula a gente não pode falar, aqui é diferente”.

“é diferente, tem brincadeiras, conversa para se conhecer, a menina estuda comigo e nunca vi ela na escola”

“Eu gostei”

“Eu não esperava que o curso fosse tão legal”

“Foi importante a brincadeira para perceber as qualidades dos outros e as nossas”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: