Dia 02 de Março de 2010

by

Atividades:

Roda de conversa sobre Reunião de Pais

Brincadeira dos pés

Introdução ao Jornal Mural

Fazer o projeto da Campanha sobre Cuidado

Meta das Educadoras:

Pensar a campanha que mobilize a escola e comunidade.

Escreve o Projeto, dividir os grupos de trabalho.

Pensar o Jornal Mural na escola com estratégica de mobilização.

Como foi a participação:

Iniciamos com a roda de conversa sobre a Reunião de pais, veio à tona a questão do Projeto Leve Leite, que não tem sido entregue as famílias moradoras do Cantinho do Céu, desde que a responsabilidade da entrega foi dirigida aos correios. Depois da nossa conversa sobre o problema, foi encaminhado que o Iago e a Juliana vão pesquisar mais sobre esse programa, para saber de que secretaria ele surgiu, e o motivo da responsabilidade da entregue te sido transferida para os correios, para em seguida o grupo fazer um abaixo assinando e encaminhar a subprefeitura.

Realizamos uma brincadeira ao final do encaminhamento para aquece dar inicio a programação do curso. Como o grupo ta grande, o barulho externo atrapalha muito as nossas atividades, decidimos dividir o grupo para trabalhar. A educadora Vivi, ficou com um grupo, onde pensou o Jornal Mural na escola e deram alguns encaminhamentos, a educadora Elis, com outro grupo pensou o projeto da Campanha do Cuidado na escola e na Comunidade.

Ao final, voltamos para a grande roda, onde os grupos apresentaram o que pensaram sobre a o Jornal Mural e o Projeto.

Jornal Mural

Nome: Construindo Elos

Formato de Um barco- (as informações   sobre a comunidade ficaram nos peixinhos, e da escola no barco)

Localização do Jornal na escola: Na cantina

A idéia é que o grupo faça primeiro esse jornal depois pense em outro para comunidade.

O jornal será da escola e da comunidade, por esse motivo todos deveram convidar e estimular a escola e comunidade a alimentar o Jornal Mural.

Campanha: Cuidado

O grupo discutiu e achou melhor mudar a metodologia da campanha, para fazerem uma coisa que o grupo consiga acompanhar.

Por esse motivo, o campanha terá 6 grupos temáticos, cada grupo terá a participação de três pessoas do Navegantes da Noticia, que serão responsável de mobilização e facilitar os trabalho e produções dos grupos.

  1. 1. Relação Estudante X estudantes

Responsáveis:

Textos ou desenhos em Quadrinhos contando a Historia de casos que já aconteceram na escola X A outra historia como solução do problema Quadrinhos.

Entrevista alunos(as) para saber como esses se sentem quando são ridicularizados e falar da lei recente.

Textos sobre o respeito a Diversidade de Ser e estar no Mundo.

Essas material ira alimentar o Jornal Mural e o Blog.

  1. 2. Relação Funcionário X Estudantes

Responsáveis: Mônica

Rever casos que já aconteceram buscar solucionar

Pesquisar sobre Mediação de Conflitos, a importância boa Comunicação, Cultura da Paz nas Escolas.

Pensar em uma palestra.

A mobilização será feita passando em sala e sala.

  1. 3. Lixo

Responsáveis: Vivi, Dayara e Mike

Convidar: Sandro, Jô e Flavia PSF Cocaia

Tel Jô: 6169-9662/ 5922-4350

Exposição de Fotos sobre o problema do Lixo no Cantinho do Céu

Carro de Som para divulgar a campanha das baterias, divulgar os lugares de coleta.

Procurar as pessoas que reciclem lixo e pensar com elas algumas soluções para o problema no bairro.

Obs: esqueceram da escola

  1. 4. Pichação

Responsáveis:

Convidar: Ferrujo

Mostra de Fotografia- Pichação X Graffit

Ação no Beco Navegantes

Apresentar uma proposta para escola de uma parede só para pichação.

  1. 5. Acidentes Domésticos

Responsáveis: Madruga e Pâmela

Palestra para os pais com os bombeiros.

Pesquisar sobre os casos mais comuns de acidentes

Criar textos e produzir ao final da produção uma cartilha.

  1. 6. Violência Domestica

Estudar :

O que é ?

Os tipos de violências Domestica

Mostra de Fotografia: Maus tratos X a dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Historias em Quadrinhos e desenhos

Para falar dos tipos de Violências.

Convidar o Conselho Tutelar para fazer Palestra com os pais e a escola.

Observações: Cada grupo terá que envolver no Min: 10 pessoas da escola e comunidade no Max: 15 pessoas.

Observações:

Projeto Campanha Cuidado

Queremos com essa campanha melhorar a relação de cuidado dentro da Escola e da comunidade, entre as pessoas e com o espaço físico. Assumimos  responsabilidades e ações cheios de sonhos e necessidades. Queremos que na escola e na comunidade cada uma seja respeitado do jeito que é. Sabermos que isso não é uma tarefa fácil, queremos envolver todos (as) para juntos (as) construímos uma cultura de paz.

Objetivo:

Alertar para a necessidade de tomar atitudes de solidariedade e de agir na prevenção dos problemas e fornece também elementos para discutir a responsabilidade da família e da escola em evitar que crianças e adolescentes continuem a ser vitimados por agressores

Contribui com a construção de um ambiente escola harmônico, incentivando a escola e comunidade a uma nova propostas de construção de uma cultura de paz e não a violência.

Envolver toda comunidade escolar na campanha, através de atividades lúdicas, rodas de conversas, paletras e ferramentas de comunicação, Jornal Mural, Radio, Vídeo, Fan zine.

Conteúdos:

Meio Ambiente

Cuidado

Família

ECA

Convívio Escolar

Princípios e Valores

Ética

Respeito Mútuo

Justiça

Solidariedade

Diálogo

Direitos Humanos

CAMPANHA:  CUIDADO
GRUPO RESP O QUE ONDE COMO QUANDO QUANTO PORQUE

Estudante

X Estudante

Funcionário

X

Estudantes

LIXO Vivi

Dayara

Mike

PICHAÇÂO

Acidentes Domésticos

Pamêla

Madruga

Violência

Domestica

Elis

Iago

Mateus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: