Planejamento 2010 – Grajaú

by

Grajaú – 2010

  • Desafios

Apesar do grupo já estar formado ainda é necessário fortalecer uma rede, em especial com a escola, onde a relação não está muita intensa e ainda existe uma grande resistência dos professores em participar das atividades e incentivarem os alunos. Para a formação dessa rede de comunicadores, também é necessário melhorar a relação com o outro grupo da comunidade que trabalha com comunicação, os “Navegantes do Ar”.

Atualmente, os dois grupos (Navegantes da Notícia e Navegantes do Ar) se consideram concorrentes e existe uma espécie de rixa entre eles, e o objetivo é juntar e fortalecer esses jovens para que futuramente eles possam tocar a Agência Comunitária de Notícias, com o auxílio do Conselho Editorial da comunidade. O Conselho Editorial já está formado, entre eles temos líderes comunitários e pessoas da comunidade, o objetivo do conselho é orientar e também pautar os jovens.

Outro desafio importante é deixar bem clara a linha que os jovens comunicadores devem seguir. Escolher qual será o periódico, O que é esse periódico?, Qual é a linha editorial?, O porque do jornal?, Qual o foco? Sempre retomando que o principal objetivo é divulgar o Direito da Criança e do Adolescente.

  • Temática

O conteúdo a ser trabalhado é o Direito da Criança e do Adolescente. O objetivo é que os jovens se apropriem e utilizem esse instrumento, a favor deles mesmo. Pensamos em fazer uma formação com os jovens, elaborando e distribuindo uma cartilha/jornal para a comunidade e chamando o Conselheiro Tutelar para conversar com os meninos.

  • Planejamento

Como esse será o último semestre do projeto, pensamos em fazer uma linha do tempo junto com os jovens de tudo que já foi trabalhado durante o projeto. A partir do que sair dessa linha, o objetivo é explorar o tema que mais os instigou, com foco nas formas de violência, que foi uma temática que gerou bastante polêmica entre os jovens.

Também pensamos em organizar um registro e documentação do Cantinho do Céu, incluindo o que foi o projeto e reunindo produtos e depoimentos.

Com a escola, a estratégia é organizar um Jornal Mural e uma Campanha “Cuidando de si, do outro e da escola”, que promove uma Cultura de Paz.

  • Produtos

Campanha

A campanha abordará o cuidado com si, com o outro e com a escola, com o objetivo de se aproximar da comunidade escolar e trabalhar temas como bullying e formas de violência. Para estimular a campanha pensamos em realizar um fanzine/jornal/cartilha/vídeo/rádio com os jovens. Na escola, pensamos em difundir a campanha com o Jornal Mural.

Jornal Mural

O objetivo do jornal mural é que todos participem e melhore a relação com a escola. A ideia é que o jornal possa ajudar na divulgação da campanha e que tenha entrevistas e artigos de professores falando sobre o assunto.

Documentário

Outro produto que imaginamos para esse semestre é a construção de um vídeo/documentário sobre o Cantinho do Céu. O objetivo é envolver todos, comunidade, escola e jovens para resgatar a história do lugar e servir de registro e encerramento de nossas atividades no Grajaú.

O interessante da linguagem documental é que ela permite trabalharmos com pontos importantes para a formação dos jovens tais como: realizar pesquisas, ir atrás de pessoas que saibam falar sobre o tema, pensar pautas, elaborar perguntas, conduzir entrevistas e utilizar imagens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: