Dia 25 de Junho de 2009

by

Atividade Realizada:

Dinâmica de concentração

Caminho de palavras sobre a temática sexualidade

Debate: Fórum SIM e NÂO

Avaliação do dia

Metas dos Educadores (as):

Trabalhar a temática de Direitos Humanos- Direitos Sexuais – Direitos reprodutivo.

Possibilitar o desenvolvimento de maior respeito e percepção de si,destacando o respeito ao outro.

Contribuir para que os(as) adolescentes se protejam de situações invasivas e violentas e se sintam a vontade para solicitarem ajuda de seus educadores(as) para os cuidados e providencias necessárias caso seus direitos venham a se violados.

Tirar duvida quebrar mitos entorno da questão da sexualidade

Como foi a participação:

Iniciamos nosso dia com a dinâmica e concentração, com bolinhas coloridas.

a educadora Elis informou ao grupo que apesar da demanda de eventos para Grupo Navegantes da Noticia fazer a cobertura, o dia seria trabalhando uma temática que o grupo vem solicitando: Sexualidade.

De imediato o grupo se animou, a educadora Elis, fez no chão da sala um caminho com diversas palavras  relacionando a Sexualidade, e solicitou que todos(as) andasse pela sala e escolhesse uma palavra (sexo,prostituição,pornografia, homofobia, hetorosexualidade,virgindade,homossexualidade, ficar, namorar, casar, orgasmo,prevenção, meu corpo,sonhos,gênero,DST,s, camisinha,ereção,masturbação,etc..)que chamou atenção ou que tem interesse de discutir.

Cada um escolheu sua palavra e iniciamos o debate.

1. Palavra : Gravidez na adolescência

e assim por diante, discutimos diversas questões, entorno dos direitos sexuais, mitos, preconceitos de Gênero,maneiras pejorativas de estigmatizar o sexo como uma coisa feia, bullying na escola, o silêncio da escola em torno da orientação sexual, quando se fala só fala em DST,s.Direitos, prevenção a violência sexual, medos, mitos.

È sempre muito importante ouvir essa garotada, os entenderem tirar suas duvidas, sensibilizar, conversamos sobre o nosso papel de ter conhecimento e cobrar de forma organizada para defender melhores condições de saúde e vida. È claro, explicar a importância de juntarmos outras pessoas ou grupos, organizações,ONG,s, Movimentos Culturais, sindicatos, etc. para unir força e fazer com que as coisas aconteçam, assim a possibilitar a participação de mais pessoas envolvidas na construção de uma sociedade e de um mundo melhor.

Shanti,Shanti,Shanti… Os hindus sempre repetem 3 vezes a palavra PAZ

È preciso que se procure a Paz como meio ambiente, com outro e consigo mesmo.

Indicativos:

Precisamos de mais momentos como esse…a garotada se envolveu, perguntou sem vergonha,riram muito tirando duvidas…falaram serio! e muito serio, lagrimas caíram a ouvir relatos,foi maravilhoso no encontro.

Nossa Avaliação coletiva precisa ser realizada, com urgência….não foi possível por que não tínhamos como gravar, nem filmar, nosso equipamento ainda não foi registrado pela escola, por isso o equipamento se encontra na sala da gestão se poder ser usado.

Elis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: