Dia 4 de Junho de 2009

by

Atividade Realizada:
Assistir ao vídeo: Viva as diferença

Roda de reflexão e debate sobre o vídeo

Trabalho de escrita sobre o Vídeo em trio

Roda de avaliação do dia

Metas dos Educadores (as):

Trabalhar a temática diversidade e a Declaração de Direitos Humanos

Valorizar a troca de idéias para chegar a um a opinião bem fundamentada.

Refletir sobre essa diversidade e o que mais chama atenção, discutir com o colega afim respeitando o olhar individual e produzir um texto.

Como foi a participação:

A atividade iniciou com um atraso de meia hora. A atividade iniciou hoje na biblioteca, onde assistimos ao vídeo. “Viva as diferenças!”Um belo vídeo para conversar a sobre diversidade de ser e está no mundo. Todos(as) assistiram atentamente. Ao final do vídeo, abrir uma roda de conversa onde cada um falou do que mais chamou atenção.

Foi pontuada pelos os(as)adolescentes, o idoso homossexual, o Negro Piloto de avião, o japonês que tocava samba, A trangenero que era mãe, liderança comunitária, cantora, do conselho da escolar e de movimentos social,  Mulher que vivia com AIDS e era feliz, um morador de rua que virou educador e o relato do home que viveu dez anos no manicômio.

A reflexão e a conversa fluíram de forma que todos (as) se envolveram e falaram sobre seu ponto de vista. Como seqüência o grupo se dividiu em trio para escrever um texto sobre uma dessas situações. O grupo solicitou ir para outro lugar, pois a biblioteca estava fria, pensamos juntos os melhores lugares para irmos, se possível produzir tranquilamente, e decidimos ir a pista de Skate, que fica isolada e tinha sol.

Levei diversos documentos de conferencias dos segmentos, Declaração dos Diretos Humanos. Conversei com os trios, explicado cada documento ou cartilha, pois na maioria esses documentos têm um vocabulário difícil, o que interessante, pois um dos trios solucionou o problema com o dicionário.

No meio dessa produção a Sheila e o Mike estavam agitando o grupo com uma bate papo sobre namoro. O que dificultou o trabalho do grupo.

Foi necessário parar a atividade e chamar para conversar sobre o que estava acontecendo.A educadora Elis, pontuou o problema, informou que a temática sexualidade também faz parte da discussão de direitos humanos, que poderíamos planejar uma aula para discutimos sobre namorar, ficar, casar, transar, beijar….

Que tinha passado do normal, pois todos estavam reclamando por que o Mike e a Sheila  não estavam participando por inteiro da atividade e encontrava desconcentrando o grupo.

Na conversa os adolescentes pontuaram a importância de regras de convivência precisam se discutidas pelo grupo. Como já era tarde, foi preciso liberar o grupo e a educadora Elis teve uma conversa com a Sheila, e o Mike.

Indicativos:

Precisamos retornar no próximo encontro e discutir se faz necessário o acordo de convivência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: