Dia 26 de março de 2009 – Grajaú

by

Água, questão crucial no cenário do Cantinho

Água, questão crucial no cenário do Cantinho

***

Atividade Realizada:

Passeio e visita ONG “Vento em Popa”;

Metas dos Educadores(as):

Conhecer melhor a comunidade e uma organização que atua na região;

Verificar a performance do grupo na rua.

Como foi a participação:

Meio dia e quinze. Rapidamente sentamos em círculo para conversar sobre a nossa Caminhada até a ONG “Vento em Popa.” A turma estava ansiosa, A educadora Elis pegou as autorizações (assinadas pelos pais) para a caminhada do dia e entregou ao Grupo a Carta comunicado do dia do Mapeamento.  É muito importante esse elo e comunicação clara com as famílias, são decisivos no envolvimento da gurizada com o projeto.  Os responsáveis em  cada devem saber de nossas ações e propostas, da participação de cada adolescente no grupo. Informou a importância de cada adolescente trazer sempre essas autorizações, inclusive no próximo encontro, para legalizarmos a participação deles no programa todo;

A Cris (Gestão do CEU) chegou acelerando o grupo, os adolescentes deixaram suas mochilas na sala, e saímos para nossa caminhada. A Cris falou rapidamente na saída da importância do grupo ficar junto, para não ficar disperso. O dia se encontrava ensolarado, tranqüilo para nossa atividade. Saímos ás 12h30min, em pequenos grupos, todos conversando, olhando a comunidade, e registrando alguns olhares, dialogamos  a importância do grupo Navegantes da Notícia para mudar o ponto de vista que as pessoas tem da comunidade e contestar o preconceito mostrando o que a grande mídia não apresenta;

Ao chegar na ONG, Vento em Popa, o grupo foi convidado a sentar em um grande banco de madeira a beira da represa onde o(a) Educador Valter da ONG vento em Popa contou um pouco sobre a historia do Represa Billings e a historia da ONG, Vento e Popa. Em seguida o grupo foi conhecer o lugar onde ficam os barcos, um dos adolescentes da ONGs, contou um pouca da sua trajetória dentro do Vento em Popa. Nesse espaço o adolescente Kelvin foi picado por um Maribondo, ligamos para sua mãe para saber se tinha algum tipo de alergia e a mesma informou que sim, a Cris encaminhou o Kelvin até o posto mais próximo. Logo depois Sheila passou mal por causa do calor, chegando quase até a desmaiar, a educadora Elis deu assistência e todo grupo precisou ir até a sede da ONG, onde realizamos o lanche, por esses motivos não realizamos a trilha no mato na proximidade da represa.

No momento do lanche a Cris retornou com Kelvin e a adolescente Sheila já estava melhor. A adolescente Juliana, agradeceu em nome do grupo a ONG “Vento em Popa” por receber o grupo,  o educador Valter também agradeceu a nossa visita e convidou os adolescentes a freqüentar aquele espaço.

Retornamos para o CEU, todos(as) muito cansados, por causa do calor. Ao chegar em nossa sala, puxamos os banquinhos sentamos em roda e avaliamos rapidamente o dia, fechamos os nossas tarefas para próximo encontro e encerramos o dia com uma  brincadeira proposta por um dos adolescentes, “Telefone sem fio”. Ao final os adolescentes falaram sobre a brincadeira, cansados (as), mas felizes encerramos nosso dia.

Indicativos:
Foi um dia cansativo, muito quente, porém foi importante para sentir o que será o mapeamento e ficar atentos para as necessidades de uma atividade externa, que demanda deslocamento pela região. Conhecer a ONG foi muito importante para o Grupo Navegantes da Notícia e mais um espaço de articulação na comunidade.

Elis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: