Dia 24 de março

by

Alice, Jujuba e Stefany customizando a caixa da amizade

Alice, Jujuba e Stefany customizando a caixa da amizade e o diário

***

Atividade:

– Manufaturar a logomarca do Navegantes da Notícia;

– Escrever a carta de apresentação para os locais mapeados;

– Articulação e pré-divisão dos sub-grupos de mapeamento.

Metas:

– Criar e desenvolver o esboço da logomarca do grupo, uma identidade visual de máxima importância para o fortalecimento do espírito de coletividade, para projeção de uma imagem juntamente ao conceito do Navegantes da Notícia. Mais um instrumento de solidificação do espírito de grupo, que tem vários usos futuros. Aproximar  a elaboração da imagem e marca de uma discussão sobre quem somos e o que fazemos, quais são os elementos que nos identificam e representam;

– Sensibilizar para técnicas de publicidade & propaganda, trazer o raciocínio do anúncio, da programação visual, estudar que ferramenta dispomos, ampliar o debate da comunicação social;

– Redigir o texto que nos apresentará para a comunidade do Cantinho do CEU, um abre alas em forma de carta. Texto que diga quem somos, o que fazemos, nossa ideologia, em tom adequado aos destinatários, em formato elaborado, de conteúdo coletivo;

– Começar a combinar o dia do mapeamento, encaminhar a divisão dos sub-grupos.

Participação:

Distribuímos os bilhetes de autorização para os pais assinarem, pro encontro seguinte: passeio na ONG Vento em Popa. Frisamos a importância do bilhete, sua funcionalidade, o contato com os pais e responsáveis, e a condição de que sem aviso

assinado, sem chance de ir. Aproveitamos esses momentos para ressaltar nossa preocupação com sua integridade nessas saídas, o bilhete é mais que um mecanismo burocrático, é a segurança de que os adolescentes estão assistidos por ambos os lados;

Enquanto desenhamos falamos de nossos ideais e de como mostrá-los por intermédio de imagens e signos, de palavras e conceitos. Uma rica discussão, de máxima importância, nessa construção de significados e simbolismos, de instrumentos que abram caminho para nosso trabalho, que constituam veículos de comunicação e produtos a serem exibidos e lançados internamente, na escola, na comunidade, e frente aos apoiadores e parceiros do projeto;

O pessoal patinou um pouco na largada, mas logo todos esquentaram e iniciaram uma produtiva criação visual e escrita. Eles tem essa característica, se agitam e dispersam, dando a impressão que não captaram o enunciado e que não rolará a atividade proposta. Logo se reorganizam, ainda que caoticamente, e engrenam a produção, trazendo em 90% das vezes todas as jogadas pedidas, com qualidade, em bom nível de reflexão. Surpreende a rapidez com que devolvem a tarefa proposta, com requintes e acréscimos. Nessa ocasião também fizeram uma vinheta para divulgar no carro de som, que ficou simples, é verdade, mas serviu pra desvelar esse assunto, essa forma de texto, que nos acompanhará nos próximos tempos;

Por inclinação e vontades subdividimos a turma em 3 grupos, é uma composição natural nesse momento, por escolha deles, quem gosta de escrever faz a carta, quem gosta de desenhar faz o logotipo, quem quer articular desenvolve o plano de circulação na comunidade. Funcionamento por tarefas é legal. Este é o começo para delinearmos os núcleos de ação que iremos formar na próxima fase, formação decisiva que queremos definitiva.

Indicativos:

– A idéia foi mesclar as criações devolvidas pelas turma, no plano imagético e simbólico, e no plano ideológico, no discurso falado e escrito. Para isso propomos o entendimento da criação coletiva, onde temos influência, deixamos nossa marca e traço, ainda que em meio aos outros elementos trazidos. A carta foi assim, e a logomarca mais ainda, onde unimos 6 desenhos em um, retiramos um elemento importante de cada arte: a idéia de navio galera de madeira de um, a faixa bandeira de outro, a corneta de megafone de um terceiro, a âncora, as escotilhas, a água batendo, o N.N que abrevia os Navegantes da Notícia, a observação de que faltava a figura humana (essa dica da Gi, coordenadora pela Viração), mesclamos essas partes e finalizamos a logomarca na mão do educador (também cartunista), dando uma cara profissional pro produto. Outras produções podem ser rústicas e mais espontâneas. Essa investimos numa programação visual completa como processo, que sirva de exemplo e referência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: