Dia 12 de Março 2009- Grajaú

by

Entrada da Escola ao som do projeto Guri

Entrada da Escola ao som do projeto Guri

***

Atividade Realizada:

Dinâmica de Rede

Debate sobre níveis de organização civil

Inter entrevistas

***

Metas dos Educadores(as):

Nos conhecermos melhor – lançar bases para o perfil pessoal e coletivo;

Introduzir a reflexão sobre o mapeamento de forma lúdica e dinâmica- elaborar uma lista de locais a serem visitados, indicados pelos adolescentes;

Perceber a dimensão geográfica do espaço onde estamos.

Como foi a participação:

A atividade aconteceu na sala Multiuso, iniciamos todos alongando e espreguiçando, quando os Navegantes chegaram ficaram curiosos, perguntando o que eram os grandes círculos, uns dentro dos outros desenhados no chão, até o centro, núcleo de 1m de circunferência em média. O raciocínio aqui é partir do âmbito global e ir enquadrando o que está dentro do que, fechando o foco, da visão do planeta terra, pro continente, pro país, pro estado, pra cidade, pra região, pro bairro, pro Cantinho do CEU finalmente, suas esquinas e lugares. A cada salto pra dentro do próximo círculo uma associação-organização-clube-coletivo-grupo-movimento é citado por um dos participantes, atuações em níveis distintos, saiu de Greenpeace até Clube de Carros Tunados, de doutrinas religiosas a grupos de dança, do agrupamento mais distante ao mais próximo. Indagações: O que é do estado? O que é dos empresários? O que é da sociedade civil? Grupo de pagode pode? Pode considerar um time de futebol? Assim fomos levantando todo tipo de ong e coletivo possível, preferencialmente aqueles que tem identificação com a galera dos Navegantes da Notícia. A turma se mostrou super afetuosa e participativa na atividade;

A cada resposta dada o(a) adolescente dava um passo para dentro do próximo circulo, e a educadora Elis marcava no desenho do círculo o grupo, delineando pontos. De forma que acabamos desenhando uma teia, o debate foi puxando esses conceitos: eles citaram palavras como xácaras, nervuras, tecido, células, vibração, desenvolvendo uma reflexão muito rica sobre os significados de uma rede de contatos. Atuações políticas e culturais, lúdicas e até ilegais foram citadas. Alguns não achavam o que falar no primeiro momento, porém no decorrer da atividade foram citando e avançando para dentro com os colegas, e assim, cada vez mais amontoados. Lógico que citaram seu próprio grupo nesse raciocínio. Ao chegar nas ultimas perguntas, tipo “Você conhece algum grupo que tem atuação no Cantinho do CEU?”, já tínhamos o grupo todo dentro dos círculos, em graus diferentes, como que orbitando. Cada um representando um nó, que fechamos essa atividade a contação de experiencia de cada um em grupos que eles(elas) participaram. O resultado foi bem interessante. Ao finalizar essa caminhada pelos círculos, o grupo foi convidado a olhar o desenho maior e suas conexões.

Não conseguimos terminar as entrevistas, continuaremos no próximo encontro.

Indicativos:
Grupo participativo, todos muito envolvidos. Atividade bolada no ping pong pelos dois educadores, que funcionou muito bem pro momento, pra necessidade. Do que precisamos vem nossa força e a astúcia. Foi também boa a sintonia entre os dois, afinidade & afinação importantíssimas para o desenrolar do projeto.

Elis e Sylvio Ayala (educadores)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: