Relatório Mutirão 09 de Março 2009 Heliópolis

by

Presentes

Gisella
Massao
Sylvio
Bira
Carol PAiva
Eric
Marina
Rafael Lyra
Letízia
Serena
Gustaman
Elis

Objetivo:
Apresentação do projeto para as 5a séries para início da seleção.
Apresentamos os projetos e seus objetivos. Dividimos as cerca de 130 crianças em 8 grupos que circulavam pelas quatro estações de comunicação, sendo que metade dos grupos fazia um circuito e a outra metade fazia outro. Esses circuitos continham as mesmas atividades, história em quadrinhos, entrevista, jornal mura e discussão sobre direitos, com educadores diferentes.
Estação Quadrinhos: Usando tiras de Calvin e Haroldo e Mafalda sem os os textos nos balões as crianças recriavam as histórias inserindo novas falas nesses balões. Foram usados também folhas apenas com quadrinhos em branco, onde as crianças faziam toda a história, desenhos e textos.Os quadrinhos vão para o jornal mural.
Estação discussão sobre direitos: Utilizando a edição especial de direitos humanos da Vira parte-se para discussão de o que são direitos da criança e do adolescente. Cada crianças escreve numa folha o que pensa sobre o assunto e quais imagina ser seus direitos. Esses textos serão expostos no jornal mural.
Estação Entrevista: Organizadas em duplas, as crianças munidas de pranchetas lápis e duas perguntas ( como você se comunica? Como é a comunicação na escola?) entrevistavam alguns membros do grupo sobre esses temas.
Estação Jornal mural: Responsáveis por organizar gráfica e imageticamente a produção dos outros grupos, nessa etapa as crianças ão nomes as sessões do jornal montado na parede da sala e distribuir o que foi feito no dia de modo a ficar o mais interessante ao olhar.

Público alvo:
Estudantes da 5a série.

Material usado:
* canetinhas (fina e grossa) * giz de cera * fita adesiva * prancheta * folha A4 * lápis grafite * caneta esferográfica * borracha * tesoura * papel craft * publicações diversas * cola

Impressões:
Turma grande e agitada, mesmo a maioria estava bastante interessada e participativa, sem grande incidentes, nem desrespeitos entre as crianças ou para com os educadores.
Houveram desde o começo das atividades alguns conflitos entre as crianças, alguns chegando a pequenas agressões físicas, logo mediadas pelos educadores. Todas as crianças participaram de todos as estações.
A presença de 3 italianos na sala (Bustaman, Letícia e Serena) e de muitos educadores (nove ao total) causava bastante curisosidade na turma, de onde sairam cerca de 40 inscritos, maior numero até agora.

2 Respostas to “Relatório Mutirão 09 de Março 2009 Heliópolis”

  1. Gisella Says:

    Na estação “entrevistas” vale destacar que os adolescentes foram orientados a escrever as perguntas. Isto tomou quase todo o tempo dos 20 minutos da estação. Eles tiveram bastante dificuldade com a escrita. Nas duas últimas rodadas, as perguntas foram escritas na lousa o que facilitou o caminhar da proposta.

  2. sacoma Says:

    Bustaman? Gustaman?
    Whatever…
    Mas parabéns pelo espaço, adorei!
    Vou voltar mais pra bisbilhotar, hehehe!

    beijos
    Vivian

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: