atividades 2008

by

Atividades Atividade VII- Olhar por onde anda Objetivo: Trabalhar a representação gráfica do bairro. Intensificar a cartografia sentimental para além do “eu”, incluindo o bairro. Estimular a localização geográfica por meio de mapas. Materiais utilizados datashow computador papel craft caneta piloto fitas coloridas papel colorido cortado Espaço: Sala com tela ou parede disponível. Dinâmica de abertura Estudantes contam como foram parar na comunidade, há quantos anos moram ali, etc. Estudantes contam as coisas que repararam no caminho entre a casa e a escola. Facilitadores anotam as observações no papel. Atividade Colar papel craft na parede. Projetar o mapa da comunidade. Pedir para estudantes contornarem o mapa e começarem a colar os papéis coloridos nos lugares respectivos. Localizar a casa, a escola e outros pontos de interesse no mapa. Encerramento Roda de fechamento Público alvo Interessados em comunicação comunitária. Atividade VI- Jornal mural n° 1 Objetivo: Revisar as atividades e aprendizados já realizados. Criar a cultura da memória. Treinar a organização das informações. Preparar-se para o próximos passos. Materiais utilizados papel craft caneta piloto fitas coloridas papel colorido cortado canetinhas lápis giz de cera fotos impressas das oficinas lista das atividades realizadas Espaço: Sala com tela ou parede disponível. Dinâmica de abertura Atividade Montar o jornal mural com as sessões escolhidas pelos participantes. Sugestões: fotos, quadrinhos, atividades, os participantes, os aprendizados, etc. Encerramento Roda de fechamento Público alvo Interessados em comunicação comunitária ______________________________________________________ Atividade V- ET e o corpo humano Objetivo Incentivar adolescentes a expressarem-se por palavras e imagem. Verbalizar informações que sabemos, mas não estamos acostumados a falar. Uso de máquina fotográfica como ferramenta de comunicação. Tamanho do grupo: 20 a 30 pessoas pessoas. Materiais utilizados 4 máquinas fotográficas televisão Espaço: Sala ampla, espaço onde tenham outras pessoas. Dinâmica de abertura Todos andam pela sala, misturando-se. Orientar os participantes a repararem como se movem pela sala, como é a respiração… Depois pede-se para que eles simulem situações, estão atrasados para pegar o ônibus e precisam correr, começou a chover a e a roupa ficou ensopada e pesada, andar de olhos fechados. De vez em quando, no meio dessas simulações, pede-se para formarem duplas, trios… Em algum momento pede-se para formar o grupo que irá trabalhar junto. No caso, para esta atividade devem-se formar 4 grupos. Trabalhar a atividade do “pedido da caneta”- Estudantes fazem roda e precisam pedir de formas diferentes a caneta para o colega do lado. O colega do lado só entrega quando achar que a forma de abordagem foi ok. Atividade Cada grupo tem um tema (energia (o que precisa para se mover, comida, água, ar), vida social (família, escola, política), comunicação (falar, olhar, telefone, gestos, etc), sentimentos (amizade,amor, ódio) Os grupos sentam juntos e falam sobre o tema proposto e onde veem essas situações na escola. Facilitador dá uma orientação geral sobre como funciona a máquina. Cada grupo recebe uma máquina. Os grupos saem pela escola. Cada integrante é responsável por uma foto relacioanada ao tema. Depois desta saída de 20 minutos, os grupos apresentam suas imagens na televisão para o ET, que é um dos facilitadores fantasiado. Encerramento Cada grupo prepara um adeus interplanetáriopara o ET.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: