Relatório Grajaú 18 de Novembro

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Atividades desenvolvidas:

Saída Fotográfica pelo Bairro
Conversa sobre como foi o passeio

Metas:

Observar como os adolescentes se organizam e se gerem enquanto grupo.
Avaliar como é a relação dos jovens com a linguagem e o equipamento fotográfico.

Como foi a Participação:

Tivemos um grupo numeroso, que subdividimos em dois para que todos pudessem fotografar. / O roteiro da caminhada e a ordem das fotos seria feita coletivamente. As únicas regras eram que cada pessoa tiraria 5 fotos e que os dois grupos andariam juntos;

Saímos. Já na saída algumas divergências de por onde e para onde ir. Nos encaminhamos então para um dos lugares que tem um mística para os adolescentes da região. O Paquistão, terreno abandonado que serve de quadra de futebol também e para outras atividades que um espaço escuro e ermo pode ter. Esse lugar traz um misto de fascinação e medo para as crianças;

No caminho as crianças se ativeram em fotografar um pouco da degradação do bairro, lixo, casas demolidas, foram os principais temas nessa primeira etapa. Continuamos a caminhada pelas ruas íngrimes do bairro, chegamos a uma das avenidas principais, lá as crianças fotografaram alguns pontos comerciais, como uma mercearia, salão de cabeleireiros, lanhouse e loja de animais;

Algumas divergências sobre por onde seguir, seguimos em direção a uma rua que margeia uma rede de torres de alta tensão nesse etapa passamos pelas casas de algumas das crianças. Contornamos as torres e voltamos sentido a avenida que é o maior corredor comercial da região, passando antes na casa da tia de uma das meninas onde tomamos água;

Passamos pela feira informal que existe ali e retornamos para o CEU. Chegando lá, mesmo após mais de uma hora e meia de caminhada, algumas crianças não tinham fotografado ainda. Elas se organizaram para fotografar próximo do CEU mesmo. Retornando para sala conversamos sobre o como ele tinha sido, alguns reclamaram do caminho e de que andaram muito, o que levou a uma conversa sobre como foram organizadas as escolhas do grupo, como se colocar dentro do grupo e coletividade X individualidade. Fizemos nosso grito de guerra e terminamos a aula.

Indicativos:

A turma está começando a oganizar-se melhor, estão bem familiarizados com a maquina fotográfica. Sua visão sobre o bairro é bastante ampla e variada, demonstrando que o grupo circula bem pela região, o que será bastante positivo nas próximas etapas do projeto.

Bira (educador)

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