Relatório Heliópolis 29/10

by

Atividades desenvolvidas:
Conversa com o grupo

brainstorm para nome do grupo

Metas dos Educadores:
Fazer o jornal mural para avaliação, divulgação e próximos passos do projeto.
Como foi a Participação
Hoje foi um dia em que eu e Massao tivemos muita dificuldade para dialogar com o grupo. Eles estavam brigando muito entre si, com dificuldade de concentração. Para piorar, tivemos que mudar algumas vezes de sala, mesmo depois de conversar com a escola sobre a necessidade de termos um lugar reservado para a atividade.

Senti que a turma esperava o mesmo tipo de repreensão típico da sala de aula, ou algum tipo de autoridade que se faz no grito. Resistimos a esse tipo de saída, mas ao mesmo tempo não conseguimos viabilizar outra forma de diálogo. Falamos bastante sobre nossa proposta, a idéia da não- violência, sobre o fato deles poderem aproveitara oportunidade de pensar sobre a escola e comunidade, de poderem ter mais chances de um futuro melhor, falamos sobre inequidade, sobre liberdade, autonomia e outros temas que queremos vivenciar no processo.

Em nenhum momento conseguimos silêncio para falar sobre a atividade, o máximo que conseguimos fazer foi um brainstorm para que eles escolhessem o nome do projeto. Mas a lógica entee eles ainda é de ter este tipo de designação vinda de fora (dos professores, dos pais, etc) e eles não se envolveram muito com a proposta e no geral as propostas de nome usavam termos que os educadores usavam, no intuito de “acertar” o nome.

Depois do intervalo do lanche, a turma ficou ainda mais agitada. Depois de ficarmos muito tempo tentando acalmá-los, ficamos 10 minutos em silêncio e fomos embora, depois de deixar como recomendação que eles falassem entre si para pensar porque estavam se comportando daquele jeito.
Indicativos:

É necessário cada vez mais criar estratégias de autonomia no grupo. Resolvemos levar bandeiras brancas e criar comportamentos para sinalizar de forma divertida e séria que o barulho está inviável. Estamos convictos de que eles é que vão ter que cuidar do comportamento deles.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: