Relatório dia 14/out.

by

Atividade realizada

 

Apresentação pessoal respondendo: Porquê comunicação?

Observação e comentário sobre painel de fotojornalismo

Notícia em Cena

Palavra e Mímica

 

 

Meta dos educadores

 

Conhecerem-se melhor. Criar um clima agradável e significativo de chegada, aguçar olhar para o fotojornalismo e interpretar notícias em uma cena de teatro.

 

Como foi a participação?

 

Uma rodada de bate papo inicial revelou que a gurizada está sabendo bem o que quer, tem seus interesses claros, brincam bastante e levam a sério a proposta da oficina. Relataram que vieram por curiosidade, vontade de se expressar, em busca de aprender a se comunicar com o mundo. Conversamos calmamente sobre o círculo que formamos, combinados de horário, participação, presenças, entrada e saída e até um tanto do conteúdo que veremos. Em seguida colocamos 9 painéis (tamanho A2) no centro com diversas fotos publicadas em jornais diferentes, um sortilégio de fatos-imagens boas e  representativas da humanidade ou até da banalidade. Analisando todos os painéis, cada um escolheu uma foto que mais lhe impressionou e disse porquê para o grupo todo. Comentamos as legendas respectivas, o fato associado com a imagem. A observação acaba discutindo um pouco de religião, cidade, violência, etc, e focando personagens conhecidos e anônimos do Brasil e do mundo. No embalo da obs jornalística trouxemos 3 notícias para três sub-grupos de 7 pessoas, estavam em 21. reportagens distintas, para serem lidas, entendidas, interpretadas e encenadas numa pequena esquete. O restante do grupo se torna platéia, crítico e leitor, e tentará acertar que notícia é aquela, mediante a cena (sem fala, apenas gestos e ruídos) protagonizada pelo grupos. Apresentado também como um jogo, esse exercício é cronometrado, em média 20 minutos pra ler/contextualizar a noticia, 30min. pra bolar a cena e ensaiar, 10 min. de apresentação e 15 para reflexão sobre a atividade. Todos aderiram e procuraram tanto entender sua notícia, quanto passar a idéia principal para os colegas. Com direito a improvisos, acréscimo de personagens e muitas risadas, ficamos todos contentes com nossa produção dramática. Depois aplicamos a dinâmica Palavra e Mímica, onde colamos com fita crepe uma palavra qualquer – dormir, festa, professor – nas costas de cada um, o restante do grupo vai ler e tentar ajudá-lo a adivinhar a sua palavra por intermédio de mímica ou até outras palavras-chave. Não decolou como gostaríamos, teve clima mais moroso que de costume, mas deu seu recado. Fechamos o dia com nossa roda e um brado de 3 hurras pra comunicação, comunicação, comunicação!        

 

Indicativos

 

O maior de todos os indicativos é: temos uma turma. O grupo se apresentou e nos olhou nos olhos. Perceberam a essência da proposta da oficina, abriram os primeiros canais, se justificaram. Nos irmanamos em torno de uma meta comum: fazer comunicação. Cuidamos dos aspectos formativos, da ligação com o universo escolar, indagamos nosso meio, e explicamos levemente algo da linguagem técnica do jornalismo. Considerando nossas bases ideológicas e humanitárias, lançamos com carinho os primeiros laços com os agentes mirins desse processo, tão líderes quanto brincalhões, os repórteres mais promissores desse país.  

 

Uma resposta to “Relatório dia 14/out.”

  1. bira1 Says:

    Sylvio !
    Corrigi o relatório.
    VC tinha mandado o do dia 14 como se fosse o do dia 17.

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: